Visão

Que a Educação do Caráter chegue a todas as escolas, jovens e crianças.

Missão

O Instituto do Caráter é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão apoiar escolas a desenvolverem o caráter das pessoas envolvidas em suas comunidades educativas, em especial o corpo docente, os estudantes e suas famílias, para construir sólidos valores humanos e para que os alunos alcancem e mantenham um alto desempenho acadêmico, a fim de colaborar para fazer o mundo melhor para todos.

Valores

  • Solidariedade, Respeito, Responsabilidade e Cidadania
  • Acreditar no poder de transformação da educação
  • Acreditar no potencial e na capacidade humana de superar desafios e de realizar sonhos
  • Entusiasmo, otimismo e coragem
  • Buscar a excelência em tudo o que se faz
  • Utilizar princípios, metodologias e processos universais e com base científica
  • Prestar serviços de forma individualizada, comprometida, gentil e eficaz
  • Ação correta, sempre de forma ética, profissional e competente
  • Relações transparentes e sinceras, com dedicação e espírito de equipe
  • Gestão eficiente

Breve histórico e motivação

Os colaboradores do Instituto do Caráter acreditam que o caráter pode e deve ser formado e desenvolvido nas escolas, e que isso é tão importante, ou mais, do que o conhecimento. Além disso, pesquisas atuais demonstram que a formação efetiva do caráter melhora significativamente o comportamento e o desempenho escolar dos alunos. Formar o caráter dos alunos é algo que pode realmente gerar uma grande e relevante transformação na sociedade.

É importante entender que para formar o caráter dos alunos, primeiramente devemos fazer isso com todos os envolvidos no ambiente escolar, especialmente o corpo docente e gestores.

Iniciativas nessa área têm sido desenvolvidas há bastante tempo, com diversos nomes, focos, e de diversas formas, com ou sem materiais didáticos associados, mas raramente pode-se encontrar alguma ação que tenha demonstrado resultados sólidos relevantes por longo prazo. Além disso, muitas dessas iniciativas costumam trabalhar adequadamente apenas um ou alguns aspectos como foco (ex.: sócio emocional, moral, ético, cidadania, competências e habilidades, liderança, desempenho etc), mas sem uma visão completa.

O Instituto do Caráter se propõe a desenvolver o caráter como um todo e em toda a instituição escolar, de forma laica, universal e amparada em pesquisas científicas com aplicação testada e comprovada, levando em conta o que se conhece sobre a neurociência de aprendizagem – ponto intimamente interligado ao caráter. No nosso entender, esse esforço deve ocorrer em toda a instituição escolar e especialmente com todo o corpo docente, ou seja, não se trata de mais um projeto ou programa, não se trata de uma iniciativa isolada de uma ou algumas pessoas na escola, mas sim da transformação da cultura escolar e de todos os envolvidos em direção a uma cultura do caráter, a qual deve permear e se integrar com todas as ações e atitudes no dia a dia.

Referências Teóricas e Práticas

Os fundadores do Instituto do Caráter são educadores estudiosos de neurociência de aprendizagem no exterior e no Brasil, acompanhando o que há de mais recente a respeito, e pesquisam e aplicam iniciativas relacionadas à educação do caráter há bastante tempo, em escolas com diferentes realidades. Além disso, foi estabelecida uma importante parceria com a CharacterPlus – instituição norte-americana sem fins lucrativos que se dedica exclusivamente a desenvolver o caráter em escolas de ensino básico.

Ver parceiros